domingo, 26 de agosto de 2012

Conheça o "Manual do Bolsista Prouni"

Grande parte das postagens que publico aqui no Guia ProUni são referentes as regras para processo de seleção do Programa Universidade para Todos. Porém navegando por outros blogues e sites relacionados ao assunto, tenho percebido que não são apenas os candidatos às bolsas que têm muitas dúvidas, mas muitos que já possuem o benefício também ficam um tanto quanto perdidos em procedimentos como renovação das bolsas, transferências, documentação etc.

Pensando em atender e prestar um serviço de auxílio a este público, disponibilizarei nesta matéria o “Manual do Bolsista”, um documento oficial produzido pelo Ministério da Educação (MEC) com a finalidade de orientar os beneficiados pelo programa nas diversas exigências relacionados a manutenção da bolsa.


Atenção leitores, quero deixar claro que este manual não contém informações relacionadas ao processo seleção, como regras para acesso, utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outras. Como já foi dito anteriormente, o documento foi criado para os bolsistas, e não para os candidatos.

Dentro dos 14 tópicos abordados pelo manual, o estudante encontrará, por exemplo: explicações sobre prazo de validade das bolsas; cobrança de taxas; acumulação de bolsas; transferência de bolsa; Encerramento da bolsa; Bolsa Permanência; Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior); monitorias e estágios, além de muitos outros.

Minha intenção é auxiliar de forma que bolsistas que estão buscando por informações consigam sanar suas dúvidas de forma autônoma, para que não haja necessidade de entrar em contato com o MEC ou com a instituição que cursa e para que não haja também o risco de perda de prazos. Evidentemente que em caso de dúvida mesmo após a leitura do manual, o passo seguinte é buscar contato com as referências que dei, ou por email aqui mesmo, no Guia ProUni.

Espero poder ter ajudado um pouco. Boa semana a todos e até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será aceito e publicado. Obrigado pela visita!