terça-feira, 23 de outubro de 2012

Entenda de que maneira o Enem é utilizado na seleção de bolsistas do Prouni

Que o Programa Universidades para Todos (Prouni) utiliza as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério de seleção para selecionar seus bolsistas muitos já sabem. Apesar de tal processo de seleção se dar pela classificação dos candidatos de acordo com o desempenho no exame, existem duas regras que eliminam automaticamente os participantes. E para você que vai prestar o Enem 2012 daqui a 10 dias, e posteriormente concorrer a uma bolsa do programa, é fundamental conhece-las.

Conheça os dois requisitos mínimos que você deve cumprir no Enem para não ser eliminado da disputa pelas bolsas do Prouni:

1.       Alcançar no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação);

2.       Conseguir nota superior a zero na redação;

Vale esclarecer, no primeiro tópico, que a esta nota é calculada somando-se todas as notas das cinco provas do Enem e dividindo por cinco.

Deve ficar claro que estas exigências não garantem que o candidato conseguirá a bolsa, apenas garantem que ele participe da concorrência. Por esse motivo é fundamental que você candidato continue estudando e se preparando, pois estamos a poucos dias do Enem.

Estes requisitos possuem apenas função de avaliação, mas não podemos esquecer que o Prouni também leva em conta critérios de renda para que o candidato possa concorrer às bolsas.

Quais são eles? Isso é assunto para o nosso próximo artigo.

Boa semana a todos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será aceito e publicado. Obrigado pela visita!